.:TRANÇANDO CULTURA:.


A Dança da Fita é uma manifestação milenar de origem européia, instalou-se em nosso país nos estados do sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através dos imigrantes no século passado e hoje difundida em vários estados brasileiros como Minas Gerais. Essa manifestação é uma reverência feita à árvore, após o rigoroso inverno europeu. Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da Árvore. Ela é desenvolvida da seguinte maneira: é colocado no centro um mastro chamado pau-de-fita de aproximadamente 3m de altura com doze fitas (duas vermelhas, duas verdes, duas amarelas, duas azuis, duas rosas e duas azuis marinho). Ao lado do mastro, formam-se duas filas, do lado direito os homens e do esquerdo as mulheres. Na cabeceira das duas filas fica o mestre e num sinal feito através do apito tem início à dança. O primeiro movimento é conhecido como preparação da terra para o plantio da árvore. No segundo movimento os dançadores cruzam as fitas, que significa a escolha da semente. No terceiro movimento inicia-se a semeadura. No quarto já se percebem as tranças formadas em um total de cinco trançados diferentes que simbolizam as raízes. Quando o mastro fica totalmente coberto pelas tranças, os adultos são substituídos pelas crianças que irão realizar a destrança. As crianças simbolizam as folhas da árvore. Quando termina o movimento executado pelas crianças o mastro é transformado simbolicamente em árvore, sendo este o final da dança. 

OBJETIVO GERAL
Promover a Escola como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem e movimento artístico.
OBJETIVO ESPECÍFICODD
  • Estimular a sociabilidade e respeito mútuo;
  • Desenvolver o espírito de organização e disciplina pessoal; DDDDDDDD
  • Fomentar a criatividade e a aceitação social da criança no grupo;
  • Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação da dança;
  • Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso;
  • Resgatar os valores culturais do município de Lagoinha –SP;
  • Buscar a formação de uma visão crítica e globalizada sobre a dança;
  • Vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
  • Conhecer a importância da dança da fita para a comunidade;
  • Desenvolver a expressão artística e corporal; 
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas pela professora Claudiane Aparecida dos Santos Araújo, no horário da aula de Artes, no pátio da escola com duração de 50 minutos.
Durante as aulas, trabalhamos temas como: respeito, convivência em grupo e postura. Enfocaremos também os temas transversais no currículo escolar como: ética, cidadania, pluralidade cultural, dentre outras.
Bimestralmente são realizadas reuniões de pais para avaliação dos trabalhos.

Preparando o material
  • Duração: 25 minutos
  • Material: fitas de cetim (ou material similar), poste e tesoura
  • Local: quadra ou pátio            
Para dar início às atividades o (a) professor (a) poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do (a) professor (a) irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o (a) professor (a) fará a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.: poste da rede de vôlei). Depois de fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um círculo entorno do poste para iniciar o ensaio da dança. 

RESULTADOS ESPERADOS
Por meio desse projeto “TRANÇANDO CULTURA” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:
- Implantação da “Dança das Fitas” em todas as séries da Rede Municipal de Ensino, principalmente no Ensino Infantil;
- Uniforme característico da Dança da Fitas;
- Apresentação da Dança para as escolas municipais, estaduais, comunidade local, festas religiosas e em outros municípios vizinhos;
-Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolva no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;
- Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção artística e musical de nossa cidade e região.


AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

A avaliação do projeto “TRANÇANDO CULTURA” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. GGGGHHHHHHHHHH
Os alunos serão observados durante todo o projeto “TRANÇANDO CULTURA” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita

3.  bp.blogspot.com/.../danca%2520fitas-cor.gif

portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?..

5. Projeto Musicalidade na Escola
Email: profeluizroberto@gmail.com