.: MÚSICOS DO AMANHÃ:.



Esse é o começo da nossa esperança de ver o nosso aluno aprendendo o mundo através da música.
 O trabalho com a música, aliado a arte que também possuem um ritmo, é o caminho para desenvolver esse potencial e que muitas vezes fica adormecido, desviando-se para outros campos menos favorecidos quando não trabalhado.
Se todo aluno gosta de cantar, dançar, brincar, explorar o desconhecido, encontra na música todas as ferramentas para a formação de jovens conscientes capazes de reconhecer na diversidade das manifestações artísticas e culturais, o que tem valor artístico e o que é apenas objeto de consumo.
   Espero que a música entre como um poderoso meio de desenvolver as capacidades básicas para o exercício da cidadania, o bom convívio social, para que ao ingressarem no mercado de trabalho possam ser eficazes em qualquer ramo de atividade profissional que requeiram as habilidades que o trabalho com a música pode oferecer.

A BANDINHA RÍTMICA

Bandinha Rítmica é um conjunto de instrumentos de caracterização infantil, que reunidos formam ritmos.
Tocando, cantando, as crianças expressam grandes valores esquecidos que precisam ser resgatados.
Os principais instrumentos que compõem a bandinha rítmica são:

AFUXÊ;
MARACÁS;
AGOGÔ;
PLATINELA;
BLACK-BLACK;
PRATO;
CAXIXI;
PAU-DE-RUMBO
CHOCALHO;
RECO-RECO;
GANZÁ;
SININHO;
GUIZO;
SURDO GIGANTE;
SURDO MOR;
CASTANHOLA;
TAMBOR;
COCO;
TRIÂNGULOS;
PANDEIROS.
FLAUTA DOCE.





OBJETIVOS GERAIS


Promover a Escola como espaço de educação integral da comunidade onde faz parte, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical;
Propiciar uma aprendizagem na qual a criança, além de ouvir música e cantar, possa desenvolver sua expressão corporal;
Entender que a Bandinha Rítmica é um excelente enriquecedor das atividades de Linguagem Musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Exercitar a coordenação motora, visual e a orientação espaço-temporal;
  • Conscientizar a importância da experimentação nesta fase de Brincar com as músicas;
  • Conduzir o aluno a perceber o estímulo sonoro e o silêncio;
  • Estimular a sociabilidade e respeito mútuo;
  • Desenvolver o espírito de organização e disciplina pessoal;
  • Aprender as características dos princípios básicos da regência: o preparar; o iniciar; o terminar; a postura;
  • Desenvolver a memória musical por meio das canções;
  • Fomentar a criatividade;
  • Desenvolver o senso rítmico e melódico das crianças;
  • Observar a aceitação social da criança no grupo;
  • Resgatar os valores culturais do município de Lagoinha - SP;
  • Vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira.
METODOLOGIA

As aulas serão ministradas pelo professor da classe no horário da aula de Artes, em sua sala ou no pátio da escola, com duração de 50 minutos.
    O desenvolvimento do projeto consiste em aulas de instrumentos musicais (Bandinha Rítmica) acompanhado de quatro (04) músicas:
*A BANDINHA;
*TUM, TUM, TUM, TUM;
*FOI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ;
*NA BAHIA TEM.
 Durante as aulas, trabalhamos temas como: respeito, convivência em grupo e postura. As letras das músicas são selecionadas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, dentre outras. 
Bimestralmente são realizadas reuniões de pais para avaliação dos trabalhos.

PARCEIROS DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

O “Projeto Músicos do Amanhã” será executado pela Escola Municipal, por meio da Diretoria Municipal de Educação e terá duração indeterminada, pois se espera que esse trabalho seja algo contínuo dentro das ações pedagógicas da rede pública municipal de ensino.
Aqui estão relacionados os potenciais parceiros desse “Projeto Músicos do Amanhã”. É importante mencionar que cada um deles executa ações relacionadas às metas e objetivos propostos aqui, e que todos eles já possuem pessoas e trabalhos relacionados à temática da Música.
- Secretaria Municipal de Cultura;
- Conselho Municipal de Cultura;
- Departamento Social.

RESULTADOS ESPERADOS

Por meio desse “Projeto Músicos do Amanhã” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como:
A - implantação da “Bandinha Rítmica” em todas as séries da Rede Municipal de Ensino Municipal, principalmente no Ensino Infantil;
B - Nivelamento e Capacitação em Música de professores e demais servidores interessados de todas as Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino Municipal;
C - Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolva no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;
D- Uniforme característico para a bandinha rítmica;
E- Apresentação da bandinha rítmica para as escolas municipais, estaduais, comunidade local, festas religiosas e em outros municípios vizinhos;
F - Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção artística e musical de nossa cidade e região.


AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

A avaliação do “Projeto Músicos do Amanhã” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.
Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Músicos do Amanhã” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1-ARROYO MARGARETE. 2002. Música, escola e construção de políticas locais de educação musical: um estudo na cidade de Uberlândia, MG. In: Encontro Anual da ABEM. Natal. Anais... Natal (RN): ABEM, 2002. p. 466-473. Disponível em: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/artigos_leg.htm#politicas Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília (DF). Disponívelem: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.htm;
2-WIKIPÉDIA - A Enciclopédia Livre. 2009. Música. Disponível em: http://pt.wikipedia.
org/wiki/M%C3%Básica;
3-Projeto Musicalidade na Escola – Email: profeluizroberto@gmail.com;
4-www.maniakids.com.br/bandinha rítmica infantil;
5-www.bandinharitmica.com.br;
6-www.lojadoprofessor.com.br/bandinha rítmica;
7-www.cec.coc.com.br/infantil/arq_inf/projetos/bandinha.